sexta-feira, 30 de abril de 2010

Filha de Peixe

Ela queria ser médica, mas agradece por ter escolhido a profissão da mãe

“Filho de peixe, peixinho é”. Este foi o ditado ouvido por Lílian Pereira de Souza, quando pensou em seguir a Medicina, profissão que sempre admirou desde pequena. Mas esta escolha não agradou a mãe nem a diretora da escola em que estudava, em Candeias. Para elas, Lílian deveria manter a tradição da família. E não deu outra. Resolveu fazer o Magistério, tornou-se professora e admite a boa influência da mãe: “Hoje eu agradeço”.

O sonho de infância ficou para trás, mas a nova profissão é muito bem realizada. Dois anos após concluir o Magistério, Lílian começou a lecionar em uma escola de Candeias, na qual também exerceu a função de secretária geral. Mais sete anos se passaram, até ser convidada para a vice-direção da escola municipal Lindaura de Souza Gualberto, que tem alunos da 1ª a 4ª série.

O jeito tranqüilo e a fala calma da professora contribuíram para manter o bom relacionamento com os alunos e ter seu trabalho reconhecido. A qualidade na gestão resultou em mais um convite, desta vez para o colégio Egberto de Carvalho Ferreira que, apesar de localizado no mesmo bairro, possuía capacidade para mais alunos e estrutura física maior. “O alunado estava saindo do bairro para estudar no centro. Então eu e a diretora Ana Maria fomos para esta outra escola, onde conseguimos aumentar o número de matriculados de 162 alunos para 343”, lembra Lílian.

Se existe segredo para a garantia de uma escola de qualidade, Lílian não esconde de ninguém. Pelo contrário, faz questão de incentivar a participação da comunidade e dos alunos no processo de aprendizagem. Para ela, tudo começa a partir do jeito de falar com as pessoas. “Tenho como inspiração a minha mãe - Professora Odinélia, também à mestra Ana Maria (Aninha), que foi a diretora, uma pessoa muito doce, que sabe tratar a comunidade com graça e jeito simples”, revela.

De ouvinte a cursista - Lílian foi uma das gestoras formadas pelo Progestão em 2008. Se, no início, a sua participação era apenas como ouvinte, a história foi mudando durante o curso. “Eu nem sabia que ia receber certificado, mas já estava como cursista. E consegui, graças a Deus”, vibra. Os outros participantes e a tutora do Progestão ainda se emocionaram com um depoimento de Lílian, quando foi aprovada no vestibular para Serviço Social, em novembro do ano passado.

A volta aos estudos aconteceu depois de criar os filhos Fernando e Felipe, de 13 e 12 anos. Atualmente, Lílian está trabalhando na área administrativa do município de Candeias. Mas uma coisa é certa: “Quero voltar para a escola”.

3 comentários:

sergio sousa. sp disse...

Me apaixxonei por vc lilian

sergio sousa. sp disse...

Como faço para t localizar ,acho. q. vou ter q ir ate Candeias Bahia vc e muito linda quero t conhecer como posso fazer

sergio sousa. sp disse...

Se alguem da regiao de Candeias na Bahia connhece a lilian Pereira de Souza puder m ajudar a entrar em contato com ela eu agradeço muito meu nome é Sergio d Sao paulo meu email e sscarretas@gmail.com obrigado

Postar um comentário